Translation Support

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

2nd Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building - DIA 02


Na manhã desta terça-feira, 29, Mitsuo Harada, representante do Centro de Eficiência Energética do Japão (ECCJ) introduziu uma série de produtos voltados a conservação energética predial (Energy Conservation Technologies for Buildings) abrindo o segundo dia de trabalhos do 2nd Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building.

Tecnologias empregadas em equipamentos como condicionadores de ar, compressores, bombas de calor, impermeabilizantes, smart meters, além de softwares de monitoramento, mensuramento e controle (BEMS), foram tecnicamente apresentados, sempre tendo como escopo a coeficiencia energética aliada a alta performance.

Segundo Harada, edifícios recentemente construídos, como o Mori Tower, localizado no bairro de Roppongi, em Tóquio, já apresentam um pacote de soluções voltadas a utilização inteligente de energia, algo cada vez mais demandado não só pelo governo japonês, bem como pelos consumidores finais.

Padrão 50001 de sistemas de gerenciamento de energia e padrões de conservação


No período da tarde, Fumio Yamada, gerente do ECCJ, fez uma extensa apresentação sobre o ISO 50001, certificado voltado exclusivamente a sistemas de gerenciamento de energia.

De acordo com Yamada, este certificado especifica os pré-requisitos necessários para conduzir sistematicamente diferentes processos, estabelecendo políticas, padrões, objetivos e metas concernentes ao uso adequado de energia, gerenciando estes através de planos e procedimentos.

Ainda segundo Yamada, a implantação deste padrão torna possível reduzir consideravelmente a emissão de gases estufa e os custos de energia, além de melhorar a imagem da empresa no âmbito corporativo.

Ao todo, apenas 18 empresas no Japão possuem este certificado, até em função do seu relativo ineditismo (constituído em 2011). Companhias como a Tokyo Energy Service Co., Ltd. (provedora distrital de energia) passaram por uma rigorosa auditoria, permitindo que as mesmas identifiquem setores que consomem significativamente energia, determinando ações que priorizem seu uso mais eficiente e econômico.

LINK: 2nd Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building - DIA 03