Translation Support

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

2nd Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building - DIA 04


Vista geral do complexo "Panasonic Center", sediado em Tóquio

A comitiva participante do 2nd Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building, visitou na manhã desta quinta-feira, 31, o Panasonic Center, complexo  constituído visando expor ao público em geral as principais novidades em termos de produtos e soluções desenvolvidos pela multinacional japonesa voltados à baixa emissão de carbono.

Apresentando um completo show-room de equipamentos como televisores, condicionadores de ar, máquinas de lavar, geradores de hidrogênio, baterias, painéis solares, etc..., a empresa demonstrou na prática algumas de suas inovações para o segmento de Eco-Houses, combinando iniciativas que priorizam, sobretudo, a conservação e o uso racional de energia, tema extremamente em voga na atualidade.

De acordo com Yoshiki Kobayakawa, diretor da empresa, o objetivo é reduzir em até 35% as emissões de CO² nas residências japonesas até 2019,  através não só da venda de produtos considerados "Eco-Friendly", bem como por meio da constituição de comunidades inteligentes. "Nós da Panasonic compreendemos que o bem estar das pessoas vem em primeiro lugar. Por isso estamos desenvolvendo uma série de produtos que beneficiam o coletivo. Ao utilizar um painel solar, o consumidor reduz consideravelmente sua emissão de carbono per capita, algo que beneficia diretamente não só uma família, mas toda comunidade. Estamos seguros que com a implantação coletiva destas soluções reduziremos consideravelmente as emissões de gases nocivos ao nosso planeta" finalizou.

Todavia, a visita também serviu para promover o Paraná enquanto possível parceiro da Panasonic. Segundo o secretário de estado do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi, somente nos últimos dois anos o setor privado aportou cerca de R$20 bilhões de novos investimentos. "Empresas de vários países do mundo - incluindo o Japão (Sumitomo Rubber) - estão investindo no Paraná, estado provido por um singular programa de incentivos fiscais, qualificada mão-de-obra e excelente localização (situado no coração do Mercosul). Ressalto ainda que faz parte das diretrizes da atual gestão dar início a implantação Eco Buildings em edificações do poder público local e algumas das soluções apresentadas pela Panasonic vão de encontro com o que queremos introduzir a médio e longo prazo em nosso estado, também visando a gradativa redução das emissões de CO² no Paraná" concluiu.

Participação na ENEX 2013

A comitiva do Paraná participa de palestra na Enex 2013: principal feira de Smart Energy do Japão

No período da tarde a comitiva participou da ENEX 2013, principal feira de Smart Energy do Japão. Contando com mais de 200 expositores, incluindo empresas como Mitsubishi, Nissan, Hitachi Zosen, Sumitomo, Sony, Seiko, Toshiba, entre outras, o evento reuniu as principais inovações do setor através da exposição de produtos, concursos e palestras temáticas.

Estandes de cidades como Kansai, Yokohama e Toyota, expõem os principais avanços 
do Japão no segmento de cidades inteligentes (Smart Cities)

O evento serviu também para introduzir a comitiva do Paraná os principais projetos de Smart Community em desenvolvimento no Japão em cidades como Yokohama, Kansai e Toyota, expondo suas ações, programas e políticas voltadas à geração, distribuição, conservação e utilização inteligente de energia, evitando desperdício e quedas no sistema.

Segundo dados oficiais disponibilizados pelos organizadores da feira, o público total deste ano foi de 46.846 visitantes durante os 3 dias de evento, ultrapassando a média do ano passado que foi de cerca de 14 mil pessoas/dia.

Para Yoshiaki Oshiro, presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, entidade que  auxiliou o governo japonês na coordenação do workshop, o evento aproxima o estado das novidades desenvolvidas pelo Japão no setor. "A participação na Enex 2013 nos traz a oportunidade de constituirmos novos contatos e estreitarmos ainda mais as relações comerciais vigentes com empresas que encontram-se na vanguarda tecnológica de produtos voltados a baixa emissão de carbono, inclusive em segmentos não relacionados diretamente ao setor energético, como manejo de resíduos sólidos e gerenciamento de tráfego em vias públicas. Esperamos que cada participante desta comitiva aproveite da melhor maneira possível os contatos estabelecidos. Este é o nosso papel enquanto entidade, aproximar o Paraná do Japão e vice-versa" disse.

LINK: 2nd Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building - DIA 05